O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina segue firme no seu propósito de garantir a assistência materno-infantil, o Ensino e Pesquisa e a formação de novos especialistas nas áreas de Enfermagem e Medicina a cada ano. São profissionais que ao término do curso optam por realizar uma pós-graduação e através de uma prova de seleção realizada pela Secretaria de Saúde de Pernambuco são eleitos para os programas de Residência Médica e de Enfermagem do HDM, que vem se consolidando com uma referência no Nordeste.
A última especialista de enfermagem formada em Saúde da Criança, Camila Silva Caxias de Souza, realizou a defesa do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no final do mês de junho, e o seu estudo levantou dados que servirão para melhorar ainda mais a assistência à saúde prestada pelo HDM.
"Com esse trabalho conseguimos traçar o perfil das gestantes atendidas no HDM e o perfil dos recém-nascidos prematuros de baixo peso nascidos no serviço. Foi possível conhecer as características e fatores que influenciam no óbito fetal e desse modo trabalhar medidas que venham a contribuir com a diminuição desse índice", esclareceu.
De acordo com Camila, o estudo será levado adiante. "Conseguimos uma base de dados muito grande e uma boa amplitude de variáveis que ainda podem ser trabalhadas. Tudo foi passado para um banco de dados estatístico que utilizaremos adiante", afirma.
Ao final, a nova intitulada avaliou a sua passagem pelo hospital como enriquecedora: "Sou de Juazeiro, moro há um tempo em Petrolina, fiz faculdade aqui e optei pela residência no Hospital Dom Malan após ter feito um estágio curricular no berçário externo do serviço e me apaixonado pela área. O HDM fornece um campo de trabalho e aprendizagem muito grande e eu não poderia ter tido oportunidade melhor".
A diretora de Ensino e Pesquisa, Angélica Guimarães, revela satisfação ao falar sobre o Programa de Residência em Enfermagem e Medicina do HDM. "O nosso objetivo é contribuir cada vez mais com o serviço e ao mesmo tempo devolver para sociedade excelentes especialistas, formados aqui mesmo na nossa região," conclui.
Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
0 comentários