A Cia Biruta de Teatro encerra as comemorações do seu 10º aniversário neste final de semana, com a apresentação do premiado espetáculo “Chico e Flor contra os monstros da Ilha do Fogo”, nos dias 12 e 13 de maio, às 17h, no Teatro Dona Amélia, SESC/Petrolina. Ao longo de oito dias, a programação da Mostra Biruta 10 anos contou com show musical, espetáculos teatrais, rodas de conversa, ensaio aberto e workshop pensados para celebrar a trajetória, as perspectivas e os diálogos travados pelo grupo em uma década de trabalho artístico.
“Essa programação foi um resumo da nossa caminhada, desde o encontro com artistas importantes locais, nacionais e internacionais, como a Renata Rosa, passando pelos nossos trabalhos na periferia e terminando no palco do teatro Dona Amélia, onde nos encontraremos com o nosso público, nesse eterno recomeço e com a apresentação de ‘Chico e Flor’, que para nós é um trabalho muito especial”, avalia o diretor teatral e co-fundador da Cia Biruta, Antônio Veronaldo.
Um dos trabalhos mais recentes do grupo, “Chico e Flor contra os monstros da Ilha do Fogo” nasceu de uma pesquisa que busca a identidade do ator ribeirinho e sertanejo em sua metodologia de trabalho e de um processo de dramaturgia experimentado pelo grupo, sempre procurando uma poética que tenha como referência a região do médio São Francisco e suas práticas populares. No enredo da peça, o público vai conferir as aventuras de dois amigos em uma viagem fantástica pelas lendas do rio São Francisco.
Cia Biruta de Teatro
No catálogo de espetáculos já encenados pela Biruta estão as montagens de “Maria Minhoca” e “O Mágico de Oz”, que fizeram a companhia ficar conhecida no Vale do São Francisco e em outras regiões, além de “História de Cascudo”, “Pinóquio” e “Cenas Ribeirinhas”, um experimento de pesquisa que apontou novos caminhos para o grupo e deu origem ao espetáculo Chico e Flor contra os monstros da Ilha do Fogo.
Em 10 anos de história, a Cia Biruta também acumula na bagagem participações em festivais, prêmios, e intercâmbios com grupos de teatro nacionais e internacionais. O intercâmbio mais recente aconteceu em dezembro de 2017, no Pontes Flutuantes, evento organizado pela Biruta e que trouxe para o Vale do São Francisco dois grandes nomes do teatro mundial, Eugênio Barba e Julia Varley, ambos integrantes do grupo dinamarquês OdinTeatret.
Serviço
12 e 13/05 – “Chico e Flor contra os monstros da Ilha do Fogo” (Cia Biruta)
Local: Teatro Dona Amélia (Sesc/Petrolina)
Horário: 17h
Classificação: Livre
Ingressos: R$ 30,00 (inteira), 15,00 (meia-entrada), R$ 20,00 (antecipado)
O espetáculo conta a historia do barqueiro Chico, que já navegou o rio de cima e o rio de baixo e conhece o São Francisco como ninguém. Ancorado nas margens do rio médio vive inventando historias e figuras criadas de sua memória e imaginação. Ele sonha um dia voltar a encontrar seu pai e sua mãe que sumiram em uma noite de chuva numa viagem de barco. Para isto tem que realizar uma missão: destruir os monstros na Ilha do Fogo, pois assim libertaria as lendas que o levariam a reencontrar sua família. Nessa aventura ele vai contar com a companhia da sua amiga Flor, uma menina cheia de curiosidade, sapeca e destemida.
0 comentários