Entre os dias 05 à 08/04 a programação cultural da CuraçArte 2018 realizou oficinas, espetáculos e sarau de música e poesia reunindo artistas locais e de outros municípios. No dia 05, no Teatro Raul Coelho, uma mesa redonda com autoridades, lideres de grupos e a comunidade discutiu os desafios enfrentados na área cultural ao longo dos anos, sugerindo em debate aberto, alternativas para o fortalecimento dos grupos e das manifestações que produzem arte e cultura na cidade.
Na Sexta feira, dia 06, pela manhã foi realizado oficinas de Capoeira de Angola, Vivência de Arteterapia, Dança Circulares e Populares sendo ministradas por artistas das Cidades de Recife e Salvador. Houve ainda, na Câmara de Vereadores uma Palestra sobre direitos humanos na atual conjuntura politica do país.
À tarde, foi a vez do Doutor em Educação, Josemar Martins (Pinzoh) discutir Ecosofia e como a relação da natureza, da filosofia, do corpo e da mente podem trabalhar juntos na melhoria da qualidade de vida e na transformação coletiva social. E a noite, no Teatro, a atriz Monica Santana apresentou o monologo: "Isto não é uma mulata", texto que aborda a objetificação da mulher, do racismo e o atual cenário politico conturbado no Brasil.
No Sábado, dia 07, na entrada do Teatro, foi feita a exposição "Tempoesia", trazendo retalhos de obras de grandes artistas nacionais expostas em Monóculos. Em seguida, foi a vez do Sarau lítero-musical "TransVERSANDO Tempos" apresentar canções que enaltecem o tempo além de poemas e poesias declamados entre uma música e outra.
Encerando a programação no dia 08, houve atividades lúdicas para crianças, brincadeiras, cantigas de rodas e participação da percussã do Brincantes do RDB. A Semana Cultural da CuraçArte contou com o apoio do Governo Municipal através da Secretaria Municipal de Cultural, Esporte, Turismo e Juventude.
Ascom PMC
0 comentários